História em foco

Planfetos jogados por avião no município de Alto Rio Novo alguns dias antes da votação plebiscito de emancipação (1988)
Obs: Propaganda contra a emancipação
Um pouco de história
A história do município de Alto Rio Novo teve inicio por volta de 1918, com uma expedição vinda de Aimorés (MG) que, desbravando matas em busca de yterras cultiváveis e riquezas naturais, encontram um córrego e, seguindo-o encontram um rio que passava no local onde foi criado o Patrimônio de São José de Alto Rio Novo, posteriormente Alto Rio Novo.
Após 1918 começaram a chegar novas famílias formando assim, uma pequena localidade que se tornou vila em 1926.
Os primeiros homens que penetraram e se fixaram em nossa terra foram: José Ludgero da Silva, Vicente Buchú, Antônio Martins Vasconcelos, Família Eler (1923), Hibinário de Faria (1928), Manoel Lourenço Maforte (1929), José Silverol (1945), e família Bruno.
A primeira vendinha de Alto Rio Novo foi aberta pelo senhor Antônio Gusmão com o objetivo de suprir as necessidades básicas dos primeiros moradores.
Para facilitar o transporte os desbravadores abriram estreitíssima estradas chamadas picadas, a primeira ligava Alto Rio Novo à Resplendor (MG) (partia de Alto Rio Novo, virava a Serra da Cangalha, descia o córrego das Palmeiras até chegar finalmente às margens do Rio Doce as proximidades de Aimorés (MG) que subindo as margens chegava em Resplendor) durante as viagens dificuldades encontradas foram muitas, prinicipalmente em relação a alimentação, que na falta tentavam suprir de alguma maneira quando faltava o sal, eles queimavam a folha da bejaúba e dela ritiravam o salitro para salgar a comida, na falta do doce para o café, tiravam o mel de uma abelha chamada “tiruirim” , e na falta da querosene, usavam pequenos pedaços de cabiúna, mamona e algodão para servir de laparina.
Em 1940, João Felipe Fernandes, um comerciante, comprou uma fazenda e, dispondo de um gerador, cedeu energia para a vila que ganhou com isso grande impulso. Um grande avanço ocorreu em 1944, com a abertura da estrada para Pancas. A estrada era, inicialmente, bastante estreita tendo capacidade apenas para o tráfego de animais. Havia ligações viárias com aimorés (MG) e Santa Luzia de Pancas.
O aumento das produções nas fazendas e o desenvolvimento econômico de região vizinhas, criaram condições para a abertura de novas estradas, tornando-se mais intensa a relação comercial entre Alto Rio Novo e outras cidades. As estradas que ligavam Alto Rio Novo à Santa Lúzia e Pancas foram feitas com enxadão. Em 1945, o café começa a ser comercializado indo para Conselheiro Pena (MG), Resplendor (MG) e Pancas (ES). O transporte era de feito através de tropas de burros. Em 1962/63, com a Política Nacional de Erradicação, muitas fazendas que sobreviviam a base da produção de café, substituíram os cafezais por áreas de pastagens, ou foram desativadas. No início da década de 70 com incentivo do Governo Federal, a cafeicultura reaparece, retomando seu lugar de principal atividade econômica.
Gentílico: alto-rio-novense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Alto Rio Novo, pelo decreto-lei estadual nº 9941, de 11-11-1938. Desmembrado do distrito de Santa Luzia, subordinado ao município de Colatina.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Alto Rio Novo figura no município de Colatina.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Alto Rio Novo figura no município de Colatina.
Pela lei nº 777, de 29-12-1953, transfere o distrito de Alto Rio Novo do município de Colatina, para constituir o novo município de Pancas.
Por decisão do supremo tribunal federal acordão de 04-10-1955, foi anulado o ato de criação do município de Pancas, voltando Alto Rio Novo à categoria de distrito e a pertencer ao município de Colatina.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Alto Rio Novo permanece no município de Colatina.
Pela lei estadual nº 1837, de 21-02-1963, desmembra do município de Colatina o distrito de Alto Rio Novo, para constituir o novo município de Pancas. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Alto Rio Novo figura no município de Pancas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.
Elevado à categoria de município com a denominação de Alto Rio Novo, pela lei 4071, publicada no DIO ES em 12 de maio de 1988, desmembrado do município do Pancas. Sede no antigo distrito Alto Rio Novo. Constituído de 2 distritos: Alto Rio Novo e Palmerino, ambos desmembrados do município de Pancas. Instalado em 01-01-1989.
Pela lei municipal, nº 065, de 06-12-1991, é criado o distrito de Monte Carmelo do Rio Novo e anexado ao município de Alto Rio Novo.
Em divisão territorial datada de 1995, o município constituído de 3 distritos: Alto Rio Novo, Monte Carmelo do Rio Novo e Palmerino.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte do texto: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/espiritosanto/altorionovo.pdf. Acesso em 17/08/2017 (com correções).
Cédula de votação (20 de março de 1988)


Resultado da votação de emancipação (20 de março de 1988)


Notícia sobre o resultado do plebiscito de emancipação de Alto Rio Novo. Jornal A Gazeta (22 de março de 1988)


Publicação da emancipação do município no Diário Oficial do ES (12 de maio de 1988)


Reportagem sobre colonização e emancipação de Alto Rio Novo. Jornal Folha Rionovense (Alto Rio Novo-ES ANOIII - nº 37 - Abril de 1996

# Veja as atas da Comissão de Emancipação de Alto Rio Novo cedidas por Nilda Eler da Silva.
# Conheça um pouco mais de Alto Rio Novo assistindo ao vídeo Municípios Capixabas - Alto Rio Novo.


Comentários